terça-feira, 30 de agosto de 2016

Alunos se ausentam da universidade devido às chuvas imprevistas

ELISANA SARTORI
Juliana Kobayashi
Laura Resende


Acesso ao Instituto de Educação [IE] fica vazio em dia chuvoso
[Foto: Laura Resende]
As chuvas no mês de agosto surpreenderam os cuiabanos, já que esse é um dos meses mais quentes e secos do ano na cidade. Hoje (30/08) o dia amanheceu com temperatura de 15ºC e uma sensação térmica de 13ºC, segundo o Instituto Nacional de PesquisaEspacial – INPE. Esses dois fatores diminuíram a quantidade de alunos na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Os espaços de convivência dos estudantes, como o saguão do Instituto de Linguagens (IL), estão sempre cheios. No entanto, em dias como hoje, se encontram vazios. As dificuldades são diversas, como, por exemplo, o acesso ao transporte público, bastante utilizado por estudantes e que ficam lotados em dias de chuva. Além disso, há falta de roupas adequadas e acessórios como guarda-chuva. Por fim, o tempo propício a um chocolate quente e um cobertor faz com que muitos prefiram permanecer em suas camas, em vez da universidade.


Estudante Nathalia Caetano
[Fotografia: Juliana Kobayashi]
Apesar das dificuldades, Nathalia Caetano, estudante do 2º semestre de Jornalismo da UFMT, acordou cedo para a aula. Independente do tempo, ela não costuma faltar, inclusive afirma que tem preferência por dias frios e chuvosos. Entretanto, prefere que o período úmido e de temperatura mais amena não dure muito, pois não tem uma quantidade de roupas adequada para enfrentar diversos dias como este. Para Kessia Ugihara, estudante do 2º semestre de Radialismo, que gosta do frio, porém não da chuva, está preparada caso esses dias se prolonguem.

Os dias frios não prejudicam apenas a frequência dos alunos, mas também os estabelecimentos que dependem deles. Carlos Roberto da Silva, proprietário da cantina do Instituto de Educação, afirma que o fluxo de pessoas diminui no período da manhã. Ele acredita que elas preferem dormir até mais tarde devido ao clima ameno, mas no período vespertino o fluxo volta ao normal. Os produtos mais vendidos em dias como esse são os salgados e pães de queijo, acompanhados de um café. 

Galeria de Fotos

[Foto: Juliana Kobayashi]
[Foto: Laura Resende]
Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário