terça-feira, 30 de agosto de 2016

Deficiências do transporte público da capital ficam evidentes em dias de chuva

ANA ALBUQUERQUE
BEATRIZ ALVES
A estrutura privilegia o design e a propaganda, enquanto os usuários se exprimem e os cadeirantes não têm acesso à cobertura
[Foto: Ana Albuquerque]
Um mês de agosto atípico para a Cidade de Cuiabá, com muitas chuvas e tempo instável, é um problema para muitos usuários do transporte público. A acessibilidade a vários pontos de ônibus é nula e a indisposição dos motoristas prejudica ainda mais.

A falta de proteção nos pontos de ônibus é evidenciado, por exemplo, no bairro Santa Cruz, onde a estudante Mariane Xavier, 23, mora. Ela afirma que "nem ponto tem, é só uma esquina”, e quando perguntada sobre a proteção nos dias de chuva, ela diz: “o jeito é não sair de casa”.

Além da precariedade de muitos pontos pela capital, há ainda a falta de bom senso por parte dos motoristas que não respeitam o recuo levando os usuários e os próprios funcionários a se molharem em filas para embarcar.

Usuários caminham entre poças e sob garoa fina, à temperatura de 15º C
[Foto: Ana Albuquerque]

A própria empresa SMTU (Secretaria Municipal de Transportes Urbanos) também deixa seus funcionários à mercê do frio e da chuva. Rosana Ketlyn, promotora de cartão de transporte, diz não receber nenhum auxílio para sua proteção, guarda-chuvas, botas, nem água, nada para passar o dia todo nas ruas.    

Dentro dos veículos o calor se torna um problema. A estudante Jessica Fontenele, 21, mora no bairro Pedregal e pega ônibus todos os dias para estudar. Ela relata que o mau cheiro, o calor, a demora, a distância, entre os pontos, se tornam mais notórios nos dias de chuva.


[Fotos: Ana Albuquerque]


Saiba Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário