quinta-feira, 17 de março de 2016

Segurança no Campus: De quem é a responsabilidade?

CAMILA CABRAL
MAK LÚCIA FORTE

A falta de segurança é um assunto polêmico, ainda mais quando se trata de comunidades universitárias. Um dos fatores que influenciam é a questão burocrática; outra questão é quem deve ser responsabilizado pelas ocorrências.

No contexto da Universidade Federal de Mato Grosso não tem sido diferente. A incidência de violência tem gerado transtornos aos acadêmicos e também às autoridades competentes. Atualmente, a segurança dentro do campus Cuiabá é feita pela Coordenação de Segurança, com assistência da Pró Reitoria de Assistência Estudantil (Prae).

Guarita Principal
(Foto: Reprodução)

Diariamente na UFMT muitos atos suspeitos são vistos, mesmo porque após o início das obras no campus, o acesso de qualquer pessoa no interior dos blocos ficou facilitado, e até dentro de áreas restritas.

Para o coordenador de segurança, Rubens Mauro Ribeiro Leite, que está no cargo há sete anos, um dos primeiros procedimentos ao se constatar uma ação suspeita ou até mesmo concreta é fazer uma ocorrência, para posteriormente serem tomadas as devidas providências. Muitos alunos não seguem esse procedimento, tornando difícil o trabalho da segurança.

Ressaltou também a falta de participação da comunidade acadêmica nos simpósios e seminários que são realizados com frequência para prevenir e reduzir os riscos de assaltos, estupros ou qualquer outro ato que configure violência. “Já fizemos dois seminários de segurança que envolveram a Polícia Militar, professores, funcionários, mas houve pouca participação. Foi divulgado na mídia, no site da UFMT, colocamos banners, mas realmente houve pouca gente apareceu”.

Prefeitura do Campus/ Coordenação de Segurança
(Foto: Mak Lúcia Forte)

Em casos extremos, por exemplo, quando o aluno é o agressor, a competência de tomar algum tipo de decisão fica a cargo da Prae, que irá avaliar o lado social do estudante e dar suporte, caso seja necessário o apoio psicológico.

A coordenadora Mirian Sewo afirma ter “um diálogo bem próximo com a segurança do campus, por conta da moradia estudantil e também da insegurança em relação aos alunos que já passaram por aqui e representam ameaças”.

Não cabe somente às Secretarias do campus ou à polícia tomar atitudes que previnam futuras ações violentas. É responsabilidade do aluno ficar alerta, por exemplo, não andar em pontos desertos desacompanhado e nem com pertences à mostra que chamem atenção. E, caso aconteça algo, a primeira providencia é procurar imediatamente um segurança, que o acompanhará para fazer a ocorrência.

Para mais informações: 
Coordenação de Segurança: 3615-8063/ 8064
Polícia Militar do campus: 3615-8190
Prae: 3615-8175

Nenhum comentário:

Postar um comentário