quinta-feira, 24 de março de 2016

Perspectivas dos calouros com o curso de Jornalismo da UFMT

JONY CÉSAR

Anualmente, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Faculdade de Comunicação e Artes, recebe 30 novos alunos para o curso de Jornalismo, os quais são aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e selecionados por sistema de cotas (ampla concorrência, estudante de escola pública, baixa renda, indígena e cor parda ou negra). Após o período de quatro anos, são formados bacharéis.

Como objetivo, o curso habilita profissionais que estejam sempre atualizados, tenham capacidade de se expressar oralmente ou através da redação de textos, bem como coletar, redigir, editar e publicar notícias com precisão, no intuito de transmitir informações corretas ao público.

Pátio do IL
(Foto: Jony César)
Para a aluna Beatriz Couto, que cursa o 1º semestre do curso de Jornalismo, a expectativa é boa no que se refere ao que espera receber em sua formação. “Eu gosto da área e sabemos que a UFMT é bem referenciada quanto à sua qualidade de ensino e dos seus professores. Creio que me darão o suporte necessário para uma boa formação, atendendo as expectativas do mercado de trabalho”.

O aluno Eduardo Souza, também estudante do 1º semestre do curso de Jornalismo, se mostra otimista, empolgado com o curso. “Estou cheio de otimismo, pois sou aficcionado por jornalismo e sei que terei aqui na UFMT o embasamento teórico e prático, uma formação qualificada, essenciais para um bom desempenho no mercado”.  

Nesse sentido, por mais que hoje em dia em nosso país não se exige a obrigatoriedade de diploma superior para exercer a profissão de jornalista, ensejando a permissão que pessoas sem um diploma possam vir a se tornar repórteres ou apresentadores de jornal, por exemplo, a maior parte das empresas, no momento da contratação de funcionários, preferem profissionais com diploma superior na área de Jornalismo, pois, dessa maneira, estarão atendendo ao que deve ser a premissa de qualquer veículo de comunicação: postura ética, senso de responsabilidade e compromisso com a verdade, levando informações ao público com credibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário