quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Regiões inteiras sem comunicação. Assim não pode, assim não dá.

Ana Paula Santos
Jhenifer Heinrich

Eram 10 horas da manhã, o sol já estava alto e da sala do escritório se ouvia a cidade em polvorosa. Imagine só, era segunda-feira! Banco pra fazer, e-mails para checar e ligações o esperavam desde a última tumultuada sexta-feira. A cidade estava novamente sem conexão com a internet, além de todos os telefones fixos estarem fora do ar. Assim não pode, assim não dá.

Pela segunda vez em menos de dez dias, Vila Rica, cidade localizada a 1.300 quilômetros da capital Cuiabá, fica sem sinal telefônico da operadora Oi e, consequentemente, sem conexão com a internet, já que é a única que disponibiliza esse serviço na região. Sistemas bancários, supermercados, farmácias, escritórios de contabilidade, pequenas e grandes empresas estavam ilhadas por mais de 24 horas seguidas. 

Moradores relatam que somente neste ano houve blecautes desses serviços por cinco vezes. Cinco vezes, e em nenhuma delas o serviço é restabelecido em menos de 12 horas. Isso somam 60 horas de isolamento, pois mais de 72% da população se comunica através da internet via computadores e celulares e 94% dos vilarriquenses que possuem algum aparelho celular são usuários da operadora Oi, 46% possuem chip da Tim e Claro e Vivo soma 14% de usuários. As quedas de sinal e reclamações não se restringem somente à Oi. Todas as operadoras deixam a desejar. Segundo Leonardo Borghesan, empresário no ramo de telecomunicações em Vila Rica, “não é de hoje que sofremos com a falta de estrutura da comunicação em nossa cidade e região. Muitas vezes, se Vila Rica tem sinal, Confresa ou Santa Terezinha, por exemplo, não têm. Nos dias em que ficamos sem sinal, o movimento na loja se intensifica de maneira irremediável, e não temos nada o que fazer. O número 10314 da Oi normalmente não informa a causa dos blecautes, e ficamos sem saber o que dizer aos clientes.”

No ano de 2014 as reclamações junto ao PROCON referente à telefonia fixa somam 1.306 e a telefonia celular, 1.192. Um aumento de 29,7% referente ao ano de 2013. Vimos a piora crescente dos serviços prestados junto à região Araguaia nos últimos meses. Lá praticamente para e fica incomunicável. Jean Annibal, 13, reclama que as operadoras Claro e Vivo nunca funcionam direito, “mas quando ficamos sem internet e sinal da Oi, é melhor que nada” comenta. A operadora Tim também não é muito bem quista na cidade, mas Jean afirma ser o único 3G que funciona consideravelmente bem.

Os moradores reclamam que não há aviso prévio da queda dos sinais. As reclamações têm sido constantes, pois a instabilidade no serviço de telefonia e internet é muito grande na região, e desde a última sexta-feira (30) a queda tem ocorrido diariamente com picos de acesso lento. Várias ligações de reclamações foram encaminhadas à operadora e o problema não foi solucionado. 


Para tentar inibir e resolver o problema, algumas operadoras disponibilizam espaços em seus sites para que os usuários possam informar os problemas que ocorrem e a frequência.




Ironizando a situação, alguns usuários ilustram em piadas o problema com o sinal.  

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