quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ei, você, estudante de Rádio e TV! Conhece o Cineclube Coxiponés?

FERNANDO PRADO
ISABELA MEYER
NAIARA LEONOR

Os alunos que iniciam um curso de audiovisual, como o de Rádio e TV, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), chegam com o sonho de “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Para auxiliar a realização desse sonho, o Cineclube Coxiponés estimula a participação dos alunos em projetos que envolvem a criação e produção de produtos audiovisuais, além de disponibilizar um espaço de discussão sobre o tema e um acervo para pesquisa.

Muitos estudantes de Rádio e TV perdem o interesse e desanimam durante o tronco comum com as disciplinas teóricas. A ansiedade em colocar a mão na massa pode ser saciada participando de projetos, como o Cineclube Coxiponés.


Em funcionamento desde 1977, o Cineclube Coxiponés, projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) da UFMT, é um dos mais antigos do país e uma das principais propostas dessa natureza que disponibiliza bolsas para os alunos de Rádio e TV da UFMT.

O supervisor do Cineclube e professor da UFMT, Moacir Francisco Barros, informa que atualmente o Coxiponés desenvolve o programa “Cinematografando”, que há quatro anos estimula todas as fases de trabalho do cinema, visando fortalecer a cadeia de produção audiovisual mato-grossense.

Dentro do programa “Cinematografando”, o professor Moacir explica que há quatro projetos em desenvolvimento, sendo que os alunos de Rádio e TV podem participar dos três primeiros: Sessão Coxiponés, Digitalização do Acervo, Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT e o Cineaula.

Veja a opinião de três estudantes do curso sobre o projeto:


O Sessão Coxiponés propõe que a comunidade interna da UFMT selecione ciclos de filmes que se relacionem a um tema de escolha do proponente para exibição à comunidade interna e externa. De acordo com edital, deve-se indicar de quatro a oito filmes por tema e participante. As sessões são às terças e quintas. As inscrições estão abertas até 30 de junho, e a curadoria do Cineclube já selecionou três ciclos: Juventude Transviada, que está em exibição; Cinema de Horror e Cinema Expressionista.

O Cineclube também é um centro de referência no quesito acervo audiovisual de Mato Grosso, e para modernizar e manter essa biblioteca cinematográfica é realizada digitalização dos filmes. A consulta ao acervo é aberta às comunidades interna e externa, mas deve ser feita no local que disponibiliza um espaço para tal. O Cineclube também fornece cópia do material, caso o visitante queira. Professores que queiram utilizar o espaço para uma aula com filme, o projeto também abre suas portas para. Para isso, basta agendar um horário.

Um dos projetos mais conhecidos do Cineclube é a Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT, que está em sua 14ª edição. Além da mostra competitiva de filmes, dos seminários, painéis e oficinas que já são consagrados na Mostra Universitária da UFMT, o evento trará sessões itinerantes em escolas públicas de Cuiabá, e reabre as ações de audiovisual no Teatro Universitário durante o evento em novembro. Haverá novidades também na premiação, que este ano conta com o patrocínio do Banco da Amazônia. Todos podem participar, prestigiando a mostra e inscrevendo seus filmes.

Atualmente o Coxiponés dispões de apenas um bolsista vinculado ao Programa de Bolsas de Extensão (PBEXT), o aluno do 4º semestre de Rádio e TV, Rafael Irineu. Porém, o professor Moacir não descarta a possibilidade de aumentar esse número para auxiliar na Mostra, já que o evento foi contemplado por edital do Banco da Amazônia e possui R$60 mil para desenvolvê-la.

O número de bolsista já foi maior. No início do “Cinematografando” havia 13 alunos envolvidos, pois o programa tinha sido contemplado por edital também. Com o fim da verba, que durou dois anos, o número de estudantes foi reduzido. Atualmente, o Cineclube Coxiponés busca outros editais para continuar fomentando o desenvolvimento, divulgação e discussão audiovisual no Estado, agregando cada vez mais alunos do curso de Rádio e TV da UFMT em seus projetos. 

GALERIA DE IMAGENS






Nenhum comentário:

Postar um comentário