sábado, 14 de fevereiro de 2015

Redes Sociais x Ambientes de Trabalho e Estudo

HELEN RAQUEL


[Foto: Google]

O uso das redes sociais se torna cada dia mais comum, através de celulares, computadores ou outros aparelhos eletrônicos. Com tanta facilidade de acesso, sua utilização é feita em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, andando pela rua, no ônibus. Porém isso nem sempre é visto como algo positivo.

Algumas escolas proíbem o uso de celulares nas salas de aula para evitar distração dos alunos e bloqueiam os sites das redes sociais nos computadores dos laboratórios de informática. Nas empresas, geralmente seu uso é autorizado apenas em horários de intervalo, como é o caso da empresa em que Maria dos Santos Silva trabalha como auxiliar de produção. “O serviço exige atenção, e ficar mexendo no Whatsapp atrapalha. O encarregado já está estudando punições a quem insistir em mexer”.

A estudante de Jornalismo, Letícia Damaceno, durante aula na UFMT
[Foto: Helen Raquel]

As redes sociais mais populares no Brasil são Facebook, Instagram, Whatsapp e Twitter. Enquanto em alguns lugares seu uso é proibido, dentro das salas de aulas de determinados cursos da UFMT, como no de Comunicação Social, elas são acessíveis. Segundo Letícia Damaceno, estudante do curso e estagiária da TV Centro América, “o uso das redes sociais é essencial porque hoje as notícias chegam de toda parte, inclusive pela internet, e as redes são um veículo muito mais rápido que a televisão. Além disso, por se tratar de um curso de Comunicação, as redes sociais permitem um amplo conhecimento de pessoas e notícias. É claro que têm pontos negativos, como a falta de foco. Mas, no resto, auxilia muito”. 

Sobre o acesso dessas redes no ambiente de estágio, Letícia afirma que “é permitido. Às vezes, as fontes que utilizamos para saber mais informações ou outros contatos vêm através do Facebook, e as redes sociais aceleram esse tipo de contato com o outro”.

A internet, de um modo geral, e as redes sociais mais especificamente agilizam o acesso às informações, permitindo que a rede seja uma grande aliada para os estudantes e profissionais da comunicação. Mas quando usada apenas para o lazer, seja em ambiente de trabalho ou estudo, torna-se fútil, sendo melhor aguardar a hora certa para matar a curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário