quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Mobilidade acadêmica amplia conhecimento de alunos

JULIA OVIEDO
LETÍCIA DAMACENO
PRISCILA SOARES

Em busca de novas experiências pessoais e acadêmicas, diversos alunos decidem aproveitar uma das maiores oportunidades que as universidades federais oferecem durante a graduação: a mobilidade estudantil.

A mobilidade é um processo pelo qual o aluno pode optar para estudar em outra universidade, em períodos que variam de seis meses a um ano. Nesse tempo, o estudante pode cursar matérias condizentes com o seu curso e agregar conhecimento profissional, além de conhecer outras culturas.

Para o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT], José Costa Marques, esse tempo em outra universidade deve ser aproveitado para incrementar o currículo acadêmico.

Coordenador do curso de Jornalismo, José Costa Marques

“É feita a comparação das grades curriculares entre as duas universidades e analisamos junto com o aluno quais matérias podem ser aproveitadas. Geralmente, ele também pode fazer outras matérias que não têm em sua grade curricular, proporcionando, além de mais conhecimento, atividades extracurriculares”, diz José Marques.


Prestes a embarcar para Salvador (BA), rumo à Universidade Federal da Bahia [UFBA], o aluno do 4º semestre de Jornalismo da UFMT, Pedro Singer, acredita que com a mobilidade terá mais chances de ampliar seu conhecimento em áreas que ele considera importantes para seu curso, como é o caso de fotografia.

“Eu já tinha esse desejo de morar em Salvador, nem que fosse por um tempo. Agora tenho a oportunidade de estudar e conhecer outra universidade. Pelo que eu pude ver em uma visita que fiz à instituição há dois anos, eles possuem o LabFoto, que trabalha só com fotografia jornalística e de produção cultural”, conta o estudante.

Para ficar atento aos prazos e documentações necessárias para a mobilidade acadêmica, acesse a página de editais do site da UFMT, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário