quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Alunos de Administração desenvolvem trabalhos ambientais e sociais

PRISCILA SOARES

Com o objetivo de aplicar, na comunidade, os conhecimentos aprendidos em sala de aula, é que os alunos do 2º semestre de Administração, orientados pela professora Cecília Moraes, desenvolvem projetos ambientais e sociais como parte da disciplina de Gestão da Diversidade nas Organizações.

Os estudantes foram divididos em grupos, e cada um ficou responsável por uma ação diferente. Os projetos desenvolvidos pelas equipes são os de coleta de resíduos sólidos eletrônicos [baterias, pilhas, carregadores], coleta de óleo de cozinha para fazer sabão, jardinagem e coleta de garrafa PET.

O aluno Alexandre Ribeiro faz parte do projeto de coleta de eletrônicos e explica como as atividades são desenvolvidas. “Esses materiais são uns dos que mais degradam o meio ambiente e causam prejuízos à nossa saúde. Além de realizar a coleta em parceria com a Ecodescartes, que é uma empresa que dá a destinação certa para esses materiais, todo o dinheiro arrecadado será revertido para duas instituições filantrópicas”, diz.


Os potes de coleta são vistos em vários pontos do campus
[Foto: Eduardo Mafra]

Todos os alunos estão empenhados nas atividades desenvolvidas nessa disciplina. Alguns deles estão em contato direto com a comunidade, como o grupo da Maria Caroline, que está desenvolvendo o Horta Orgânica Mais Saúde, em uma creche carente da capital.

Maria Caroline conta a experiência que tem sido trabalhar com as crianças e como esse trabalho fora da sala de aula é importante para o desenvolvimento do aluno, seja como acadêmico e profissional, seja também como cidadão. “Optamos por fazer a horta com o objetivo de integrar as crianças para que elas tivessem a responsabilidade de plantar algo e dar fruto depois. Pedimos ajuda na universidade, limpamos o local e vamos começar a plantar e ensinar as crianças como fazer isso. É maravilhoso, a faixa etária é de 0 a 12 anos. Elas brincam, conversam com a gente, aprendem, e a gente pega carinho por elas. Essas crianças vão crescer com isso e carregar essa experiência para a vida”, diz. 

As atividades começaram a ser desenvolvidas no dia 26 de novembro e terminarão no dia 22 de dezembro. Os interessados em ajudar ou saber mais sobre esse projeto podem procurar os alunos do curso de Administração ou a professora Cecília Moraes. Também há pontos de coleta dos materiais eletrônicos por toda a universidade.


SAIBA MAIS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário