segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Representantes discentes nos Colegiados: o que eles fazem?

Serão eleitos representantes discentes para colegiado de Departamento de COS, colegiado de curso de Jornalismo e congregação do IL.

Desiree Galvão e Érika Oliveira.

Eleição para representante discente na Congregação do Instituto de Linguagens acontece na sexta-feira, dia 15 de agosto, às 9 horas

Para atender às demandas administrativas e curriculares do curso, serão eleitos representantes discentes de colegiado de curso de Jornalismo, colegiado de Departamento de Comunicação Social (COS) e da Congregação do Instituto de Linguagens (IL). Mas, afinal, você sabe o que um representante discente faz? 

Segundo o estatuto da Universidade, os Colegiados e Congregação são instâncias que servem para garantir que as ações das Coordenações, chefia do Curso e do Instituto se realizem de maneira mais democrática. Sendo assim, cabe à representação discente intervir na defesa dos interesses dos estudantes, nos assuntos competentes aos cursos de graduação em Comunicação Social.

De acordo com Javier Lopez, chefe do Departamento de Comunicação Social, o representante discente assume o importante papel de expressar voz e voto dos alunos. “É primordial que se tenha representante discente nessas diferentes instâncias da nossa organização”, pontua.

Coordenador do Curso de Comunicação Social, Javier Lopez, explica a função dos representantes discentes.

Os estudantes de Comunicação estão aptos a participar de três modalidades representativas: Congregação do Instituto de Linguagens; Colegiado de Departamento de Comunicação Social; e Colegiados de Curso que são subdivididos nas habilitações de Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda.

Finalidade e composição dos Colegiados
Quem compõe os colegiados são três professores efetivos, o coordenador de graduação e um representante discente. Os Colegiados de Curso são responsáveis por cumprir e fazer cumprir as normas da graduação; estabelecer as diretrizes didáticas, observadas as normas da graduação; elaborar proposta de organização e funcionamento do currículo do curso, bem como de suas atividades correlatas. 

Sobre as incumbências do Colegiado, fala Tinho Costa Marques, coordenador de Jornalismo:


Já o Colegiado de Departamento atende às demandas administrativas do curso. Segundo Javier Lopes, “além dos problemas que vêm dos Colegiados de Curso, o Departamento cuida das políticas de ensino, saída e entrada de professores, aprovação de concursos, contratação de professores, reforma curricular”. Quem compõe o elenco do Colegiado de Departamento são todos os professores efetivos, um representante discente e um técnico. Os professores contratados podem ser convidados, mas normalmente não participam.

Por fim, a Congregação do Instituto responde aos assuntos estruturais. Por exemplo: Catraca nas entradas, disponibilização de salas de aula, limpeza, espaço físico dos Centros Acadêmicos etc... São compostos por representantes técnicos, professores e alunos de todos os cursos do Instituto.

A falta de representação pode gerar problemas e injustiças aos direitos dos estudantes. Ouça o arquivo de áudio da repórter Desirêe Galvão:


Representante discente de Publicidade e Propaganda há dois mandatos, Leilaine Rezende evidencia a importância da participação dos alunos:


Eleições para representantes discentes
Os alunos que comparecem às reuniões são indicados por portaria e têm mandato de um ano. A responsabilidade de indicar os representantes discentes é do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CaCos). Na próxima sexta (15), às 9h30, haverá uma Assembléia Geral para a votação dos representantes de Comunicação Social. O motivo da eleição é explicado por Rafael Cancian, Coordenador Financeiro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário