segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O que melhorou e pode melhorar na política

Luiz Henrique

Desde a primeira vez que os brasileiros escolheram seus representantes, em 1532, muita coisa mudou. Com a independência do Brasil de Portugal, foi organizada a primeira legislação eleitoral brasileira: os cidadãos podiam votar e escolher representantes. O sistema era passível de erros, corrupção e fraudes porque não existia o título de eleitor.

O Brasil tem 142,4 milhões de eleitores. Mais da metade são mulheres (52,13%). 
A minoria tem ensino superior e a maioria dos aptos a votar tem entre 45 e 59 anos (Fonte: www.tse.jus.br).
Em 1881, através da Lei Saraiva, o documento foi instituído, porém não fez grande diferença no início, até porque não havia a foto dos eleitores. Alguns anos depois, logo após a proclamação da República, os analfabetos, mendigos, menores de 21 anos, mulheres, soldados rasos, indígenas e membros do clero estavam proibidos de votar. Nessa época, o voto não era direito de todos.


A participação dessa parcela da sociedade agora tem seus direitos assegurados, como Elisa, estudante de Rádio e TV da UFMT.


Hoje a história é diferente. Há mais acessibilidade aos brasileiros e liberdade para o voto. A participação na política teve um aumento, ainda que isso seja um ponto a ser melhorado. “A política trouxe melhorias”, diz Aline Arruda, estudante de Controle de Obras do IFMT. Ela garante que vive algumas dessas melhorias, como os benefícios aos estudantes, que não têm condições financeiras, na hora de fazer uma faculdade. “O passe livre é uma conquista da política e muito importante para os alunos”. Mas lembra de áreas que carecem de melhorias, como a educação nas escolas públicas. “É preciso melhorar o salário dos professores e as escolas estaduais e municipais”.

Aline acredita que a politica voltada para o social teve, sim, melhorias consideráveis.
Além do social, Aline lembra que o processo burocrático no país é precário. "Minha mãe tem um processo na justiça já faz 8 anos, e ainda não tem resultado".

Em 2014, a população brasileira [maiores de 16 anos] elege deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente. O 1° turno ocorre em 5 de outubro, enquanto o 2°, nos lugares em que houver necessidade, acontece dia 26 do mesmo mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário