segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Encontro Nacional de Educação acontece no próximo fim de semana

Por Caio Pimenta, Patrícia Dorileo, Sérvulo Neuberger

Imagem de divulgação do evento

Nesse fim de semana, de 8 a 10 de agosto, ocorre, no Rio de Janeiro, o primeiro Encontro Nacional de Educação, organizado pelo ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), que tem por objetivo debater a educação pública desde o ensino básico ao superior. Outra meta é traçar pontos em comum para a efetivação de um novo projeto político que contemple tanto os servidores quanto os usuários do sistema educacional.

O vídeo a seguir traz a importância do evento e as discussões que serão travadas: 



O encontro possui duas etapas: a primeira foi a regional, realizada nos dias 1° e 2 de agosto. Nesse primeiro momento foi feita uma análise das condições do ensino superior e básico no Estado de Mato Grosso. Foram realizados grupos de discussão com temas que iam desde o financiamento da educação pública ao direito do passe livre integral estudantil. As etapas estaduais buscaram elencar os problemas da política nacional e específicos da educação em cada região.

Mariana Freitas - Assessora de Imprensa da ADUFMAT


As propostas são encaminhadas à discussão nacional para serem apreciadas. Com isso, é possível ter um direcionamento comum de lutas em cada região. Essa articulação em defesa da educação pública é um movimento contrário ao realizado até o momento, em que o projeto atual oferece os 10% do PIB para a educação tanto pública quanto privada, em um período de dez anos. Esse movimento propõe que o montante seja destinado exclusivamente para a educação pública.


Áudio da entrevista com o Professor aposentado da UFMT, Waldir Bertúlio. 



Os meios pelos quais os interessados podem acompanhar informações sobre o evento




Nenhum comentário:

Postar um comentário